O presente resumo se refere a um plano de trabalho originado do Projeto de Pesquisa PIH00011-2019/PROPPG/UFERSA, intitulado - Caminhabilidade: o estudo da circulação de pedestres pelo Centro de Pau dos Ferros/RN - desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa em Urbanização, Políticas e Projetos Físico-Territoriais (GPUR)/UFERSA. Assim, como este, outro plano de trabalho foi criado a partir do Projeto de Pesquisa: Análise da satisfação dos usuários e transeuntes que se deslocam a pé na área central de Pau dos Ferros/RN. A partir do desenvolvimento da disciplina de Planejamento e Projeto Urbano e Regional II, ministrado pela Prof.ª Dra. Tamms Morais, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)/Campus Pau dos Ferros, viu-se a necessidade de investigação acerca de um dos fatores mais importantes no planejamento urbano: o pedestre. Diante disto, a pesquisa se refere ao desenvolvimento de análises e estudos sobre as condições de caminhabilidade das áreas de circulação de pedestres na área central da cidade de Pau dos Ferros/ RN. O trabalho têm o propósito de analisar os conceitos relacionados à mobilidade, acessibilidade, caminhabilidade e suas relações com o espaço público em uma perspectiva socioespacial, ambiental, cultural e de infraestrutura presentes na região central do município, catalogar áreas que possuem potencial para intervenções e/ou alterações de uso, compreender as dinâmicas locais, levantar as condições de caminhabilidade e gerar um diagnóstico urbanístico. A metodologia consiste em embasamento bibliográfico em artigos, teses, livros, entre outros; visitas in loco, registros fotográficos da área, posterior análise da infraestrutura e espaços destinados aos pedestres para a geração de diagnóstico urbanístico e propostas de práticas mitigadoras. Através do diagnóstico foi possível inferir que se trata de uma área habitada e movimentada, o que pode provocar conflitos entre os diferentes tipos de transportes, incluindo a locomoção a pé. No centro da fração, observou-se um cenário de limitações nos sistemas de caminhabilidade, acessibilidade e espaços públicos. As condições de infraestrutura e de acessibilidade ficam a desejar em alguns locais do centro da cidade, além de ser comum o fluxo intenso e desordenado de carros e transeuntes nas vias; nas ruas tanto adjacentes quanto centrais, motocicletas e veículos disputam o espaço com pedestres. A dinâmica urbana do centro - por se tratar de uma região com comércio e prestação de serviços - sofre por não apresentar espaços de circulação agradáveis. Constatou-se a carência de arborização por toda a área do centro, incluindo os espaços públicos como praças e calçadas que são ambientes destinados aos pedestres e onde a sua presença é mais necessária. Sendo assim, apesar de ser o bairro que concentra mais atividades e dinâmicas urbanas com presença de espaços de convívio público (praças), igrejas, comércio, serviços e que possui fluxo intenso de pedestres e veículos diariamente, a área ainda requer infraestrutura que ofereça o suporte necessário à sua demanda.
Comissão Organizadora
Thaiseany de Freitas Rêgo
RUI SALES JUNIOR
Comissão Científica
RICARDO HENRIQUE DE LIMA LEITE
LUCIANA ANGELICA DA SILVA NUNES
FRANCISCO MARLON CARNEIRO FEIJO
Osvaldo Nogueira de Sousa Neto
Patrício de Alencar Silva
Reginaldo Gomes Nobre
Tania Luna Laura
Tamms Maria da Conceição Morais Campos
Trícia Caroline da Silva Santana Ramalho
Kátia Peres Gramacho
Daniela Faria Florencio
Rafael Oliveira Batista
walter martins rodrigues
Aline Lidiane Batista de Amorim
Lidianne Leal Rocha
Thaiseany de Freitas Rêgo
Ana Maria Bezerra Lucas